domingo, 14 de outubro de 2007

A Construção Plástica do Personagem Cinematográfico!

Em breve, aqui, notícias sobre a minha pesquisa, através da qual proponho uma análise sobre a contribuição dos recursos plásticos (especificamente cenário e figurino) na construção dos personagens cinematográficos.
Como amostragem de estudo, escolhi três filmes do diretor italiano de cinema Federico Fellini - La Strada (1954), Julieta dos Espíritos, (1965) e Toby Dammit (1967), que considero bons exemplos de uma plasticidade brilhante sem disperdiçar um só elemento.

Fellini tinha um "ritual" enquanto concebia seus filmes. Os aspectos plásticos diziam tanto a respeito dos seus personagens (revelando não só suas idéias sobre os figurinos e os cenários, mas também sobre a iluminção, os enquadramentos, a encenação, etc), que a criação começava a partir de desenhos que externassem tudo o que representavam para Fellini.

A vontade de realizar esta pesquisa já tinha começado com a minha fascinação pelas criaturas fantásticas que podem ser os personagens e pelo meu gosto por sua criação, interior e exterior.

Mas quando notei o ineditismo deste trabalho, ela só aumentou. Não se encontra material sério escrito a respeito no país, e alguns professores puderam confirmar o que eu acabara de perceber.

Sei que se trata de um terreno bastante extenso.

Mas estou muito satisfeita em explorá-lo.


beijos e até breve!





2 comentários:

Anônimo disse...

Vi sua exposição de parte da pesquisa em Recife. Fiquei muito interessada no assunto. Aguardo para breve novidades aqui no seu blog. Aliás, que vitrine interessante!

Ana Luísa

Carolina Bassi disse...

Olá, Ana Luisa!
Fico feliz que etenha gostado.
Esteja atenta mesmo, tenho postado poemas novos e poemas visuais - o que é uma outra pesquisa minha.
Estarei em Maringá dia 3 de dezembro dando uma palestra sobre figurino, na Semana de Moda de lá.
Se puder participar, estaremos por lá. Senão, posso tentar carregar aqui no blog minha apresentação.
Um beijo!
Carol