segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Animação Stop Motion, (2001)

Aqui, algumas imagens dos personagens e dos cenários que eu desenhei para a animação em stop motion, Os Crimes do Era Uma Vez, que foi a minha segunda experiência com a técnica de papel recortado, que poucas pessoas conhecem e se aplicam a fazer (porque é trabalhooooosoo...). Os que me conhecem e sabem da minha paciência, podem entender porque sou capaz de fazer trabalhos assim.
Logo abaixo, pode-se ver vários estágios do andar do porquinho, suas posições, membros que às vezes desloco do corpo, para poder mexer durante a gravação, quadro a quadro, sem ter que desenhar o personagem todo outra vez. (Afinal, é um trabalho de paciência, mas não de "santa paciência"!)Eu quis usar materiais naturais, orgânicos mesmo (palha nas paredes, lâminas de madeira para o assoalho, gravetinhos paraa outra casa), que era como eu sempre imaginei a história dos três porquinhos. É originalmente ingênua. Aqui, a ingenuidade contrasta com o cinismo desses três personagens recontados por Jon Sieveska - detalhe para o desmatamento criado pelo porco na foto acima..rs. A clássica cena em que o Lobo Mau se faz de Vovozinha.
Não tenho fotos da Chapéuzinho, mas esse personagem era humano e falava em close. Sendo assim, precisei criar as boquinhas para os fonemas (boquinhas móveis, como as sobrancelhas e os olhos que piscavam). Para isso, eu dizia o texto olhando diretamente para um espelhinho de bolso posicionado estrategicamente na mesa, de modo que pude observar e desenhar ao mesmo tempo.

Um comentário:

Ana Maria Saad disse...

carol!!!!!!

q demais!!!! vc é bombril mesmo, né!!!
saudade bela!
bjoka
sua conterranea